Farmácia Popular: quem recebe Bolsa Família terá acesso gratuito aos 40 medicamentos, diz governo
O Governo Federal decretou no dia 7 de maio que beneficiários do programa Bolsa Família terão acesso a 40 medicamentos na Farmácia Popular gratuitamente. Os remédios que anteriormente tinham somente descontos serão ofertados para os cidadãos que possui o benefício.
O programa Farmácia Popular foi criado em 2004, a fim de garantir medicamentos gratuitos ou com descontos para auxiliar a sociedade com a continuidade dos tratamentos. Em 2022 foram contabilizados mais de 20 milhões de pessoas beneficiadas atendidas pelo programa.
Quais são os tipos de medicamentos?
Dentre os remédios ofertados, são selecionados os medicamentos para controle e tratamento da asma, diabetes e hipertensão. Além das medicações já fornecidas anteriormente, existem remédios que foram inseridos na lista gratuita, como os anticoncepcionais (sendo eles 4 tipos), medicamentos para tratamento da doença Parkinson (dois tipos), remédios para controle do colesterol, para controle de rinite (3 tipos) e também fraldas geriátricas. Segue abaixo a lista de medicações com nome e dosagem:
Gratuitos para toda a população
• Asma: brometo de ipratrópio (0,02 mg e 0,25 mg); dipropionato de beclometasona (50 mcg, 200 mcg e 250 mcg); sulfato de salbutamol (100 mcg e 5 mg).
• Diabetes: cloridrato de metformina (500 mg, com e sem ação prolongada, e 850 mg); glibenclamida (5 mg); insulina humana regular (100 ui/ml); insulina humana (100 ui/ml).
• Hipertensão: atenolol (25 mg); besilato de anlodipino (5 mg); captopril (25 mg); cloridrato de propranolol (40 mg); hidroclorotiazida (25mg); losartana potássica (50 mg); maleato de enalapril (10 mg); espironolactona (25 mg); furosemida (40 mg); succinato de metoprolol (25 ml).
Com coparticipação (e, agora, também gratuitos para quem recebe Bolsa Família)
• Anticoncepcionais: acetato de medroxiprogesterona (150 mg); etinilestradiol (0,03mg) + levonorgestrel (0,15 mg); noretisterona (0,35 mg); valerato de estradiol (5 mg) + enantato de noretisterona (50 mg)
• Dislipidemia (colesterol alto): sinvastatina (10 mg, 20 mg e 40 mg)
• Doença de Parkinson: carbidopa (25 mg) + levodopa (250 mg); cloridrato de benserazida (25 mg) + levodopa (100 mg) • Glaucoma: maleato de timolol (2,5 mg e 5 mg)
• Incontinência: fralda geriátrica
• Osteoporose: alendronato de sódio (70 mg)
• Rinite: budesonida (32 mg e 50 mg); dipropionato de beclometasona (50 mcg/dose)
• Diabetes tipo 2 + doença cardiovascular (> 65 anos): dapagliflozina (10 mg)
Como pegar os remédios?
Para ter acesso aos medicamentos com desconto ou gratuitos, o beneficiário deve ir somente em farmácias que exibem o selo “Aqui tem Farmácia Popular”.
Após isso, o cidadão deve apresentar os documentos oficiais com foto (identidade), CPF e também a receita médica emitida dentro do prazo (podendo ser feita pelo SUS ou particular).
Dessa forma, após a apresentação dos documentos ao farmacêutico, será feita a identificação do beneficiário no sistema do Farmácia Popular. Para realizar a retirada de fraldas geriátricas é necessário que o paciente tenha mais de 60 anos de idade, ou seja portadora de deficiência.
Caso o paciente não consiga comparecer a farmácia, os medicamentos e as fraldas podem ser retirados por algum representante legal, tendo em mãos a receita médica e os documentos em nome do paciente.