Carregando a informação...

Desde o segundo semestre de 2022, os beneficiários do programa Bolsa Família têm enfrentado o bloqueio de todos os cadastros unipessoais, sendo investigados e averiguados por suspeita de fraude e recebimento do pagamento duplicadamente.

Quanto tempo fica bloqueado?

Segundo o Ministério de Desenvolvimento Social, todas os indivíduos afetados pelo bloqueio por residirem sozinhos possuem 60 dias para comprovar o direito de receber o benefício e atualizar informações por meio do Cadastro Único. Nesse período, o MDS estará realizando o processo de correção e identificação das famílias beneficiárias para que, após comprovar os dados dos cidadãos, o benefício seja desbloqueado, incluindo as parcelas bloqueadas.

Como desbloquear?

Segundo o Ministro Wellington Dias, os indivíduos que estiverem com o benefício bloqueado, após o recadastramento e a atualização dos dados serem avaliados, o desbloqueio deve ser realizado em um período de 15 a 45 dias.

Como descobrir o bloqueio?

Para descobrir se seu cadastro no programa Bolsa Família foi bloqueado, acesse o site ou aplicativo do CadÚnico. Além disso, o assegurado pode buscar informações no Portal do Cidadão da Caixa Econômica Federal ou receber do Ministério de Desenvolvimento Social mensagens via SMS a respeito do risco de bloqueio.

Como atualizar o cadastro no CadÚnico?

Para a atualização dos dados cadastrais, é necessário ir ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de seu município com documentos pessoais, como RG original ou outro documento de identificação, CPF original, Carteira de trabalho original, Título de eleitor original e entre outros documentos atualizados.

Para ter acesso a consulta de dados para a situação e andamento do processo de atualização do CadÚnico, acesse o aplicativo Meu CadÚnico.

Bolsa Família em maio:

Devido a regra de antecipação, dois grupos terão o pagamento do benefício adiantado, sendo eles beneficiários com os finais 3 e 8 do NIS. Os indivíduos que se enquadram nesses grupos poderão movimentar o pagamento no aplicativo Caixa Tem a partir do dia 20 de maio. Segue abaixo o calendário de pagamentos referente ao mês de maio:

• NIS de final 1: dia 18 de maio;

  • NIS de final 2: dia 19 de maio;
  • NIS de final 3: dia 22 de maio (antecipado para o sábado, 20);
  • NIS de final 4: dia 23 de maio;
  • NIS de final 5: dia 24 de maio;
  • NIS de final 6: dia 25 de maio;
  • NIS de final 7: dia 26 de maio;
  • NIS de final 8: dia 29 de maio (antecipado para o sábado, 27);
  • NIS de final 9: dia 30 de maio;
  • NIS de final 0: dia 31 de maio.

    Haverá mudanças e alterações no valor do benefício após o desbloqueio?

    Os valores do Bolsa Família permanecem os mesmos da Medida Provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em que garantiu o pagamento de parcelas no valor de R$600,00 e, além disso, as famílias que possuem crianças menores de seis anos tem direito a um acréscimo de R$150,00 por criança.