Carregando a informação...

Em 2023, o prazo para a entrega da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física vai do dia 15 de março ao dia 31 de maio, porém, o ideal é realizá-la o quanto antes para evitar perder o prazo e ter que pagar uma multa.

O valor da multa, para quem entrega a Declaração em atraso é de, no mínimo, R$165,74, então programe-se para enviá-la com antecedência, pois além dos juros e multas, ainda há a possibilidade de ter o CPF bloqueado, o que gera uma série de transtornos.

Terão prioridade no recebimento da restituição, caso tenha direito a ela, os contribuintes na seguinte ordem: idosos a partir de 80 anos, idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência ou doença grave e declarantes cuja maior fonte de renda seja o magistério

QUERO SABER MAIS

Principais características da Declaração de Imposto de Renda 2023:

  1. Período de envio da Declaração vai de 15 de março até 31 de maio de 2023
  2. Quem teve rendimentos tributáveis acima de R$28.559,70 em 2022, deve fazer a Declaração
  3. A Declaração 2023 se refere aos rendimentos tributáveis e gastos dedutíveis do ano anterior
  4. Existe a possibilidade de recebimento de restituição de Imposto de Renda

O contribuinte que informar o CPF como chave do Pix, no campo destinado à conta bancária na aba restituição, e aquele que usar a Declaração pré-preenchida, também terão prioridade no recebimento da restituição, se tiverem valor a receber.

Documentos necessários:

Os principais documentos para fazer o IR são os que se referem aos dados gerais sobre o contribuinte e seus dependentes, como nome, CPF, parentesco, data de nascimento, endereço atualizado, informe de rendimentos e dados da conta para restituição.

QUERO SABER MAIS

Outros dados e informações poderão ser requisitados de acordo com as especificidades de cada contribuinte, como documentos relacionados a pagamentos e deduções efetuadas no ano de 2022, por exemplo.

É importante que a documentação comprobatória seja preservada por pelo menos cinco anos consecutivos após o ano da Declaração, para ser apresentada à Receita Federal caso seja necessário prestar algum esclarecimento.