Como ganhar bolsas de estudo pelo governo
Nos últimos anos o Brasil tem dado ênfase à educação e aos estudantes, proporcionando bolsas em instituições e faculdades particulares. Desse modo, houve maior inserção de indivíduos fazendo graduação e ensino superior, sendo assim um momento de grande oportunidade para quem sonha e deseja obter uma formação em alguma área de interesse e não possui condições para investir nos estudos.
Bolsa para ensino superior: ProUni
Desde 2004, foi desenvolvido pelo Ministério da Educação um projeto de programa que tinha o objetivo de ofertar bolsas de estudos de 100% e 50% em faculdades particulares. O famoso ProUni (Programa Universidade para Todos), existente até os dias de hoje e ofertando mais de 200 mil vagas para ensino superior.
Como funciona e como concorrer a uma bolsa?
O programa Universidade para Todos (ProUni) ocorre duas vezes no ano, no primeiro e no segundo semestre, e engloba diferentes e diversas bolsas de estudos nas diferentes instituições do Brasil participantes.
Por ser, muitas vezes, muito concorrido e acirrado, há uma seleção criteriosa para consegui- la e, só para concorrer, é necessário ter feito a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e ter obtido no mínimo 450 pontos em cada área do exame e não ter zerado a redação. Além disso, não é permitido que o candidato tenha diploma de ensino superior.
Ademais, existem outras regras para quem deseja uma bolsa. É necessário que o estudante que deseja participar desse processo se encaixe pelo menos em um desses critérios. Veja outras condições abaixo:
- ter cursado o ensino médio completo em escola pública
- ter cursado o ensino médio completo em rede privada, na condição de bolsista integral
- ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública, parcialmente em escola particular passível de bolsa integral da própria escola.
- ser portador(a) de alguma deficiência.
- ser professor da rede pública de ensino em exercício e concorrer somente a bolsas de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.
Para os participantes que já estão fazendo o ensino superior, o ProUni oferta bolsas remanescentes duas vezes ao ano. Para Inserir no programa, é necessário que o estudante já tenha feito nos anos anteriores do Enem e siga outros critérios disponíveis no site do ProUni.
Atualmente existem muitas faculdades inseridas e participantes no ProUni, sendo elas todas reconhecidas pelo MEC e oferecem vagas de bolsas de 100% e 50%. Para acessar a lista de faculdades cadastradas é preciso acessar ao site do programa durante as épocas de inscrição (informadas pelo MEC), tendo acesso ao número de vagas e faculdades disponíveis.
Bolsas para pós-graduação no Brasil e no exterior (CAPES):
A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) tem o intuito de ofertar bolsas de pós-graduação no Brasil e no Exterior, abrangendo inúmeros programas, como por exemplo Dinter Novas Fronteiras, Programa de Formação Doutoral Docente (Prodoutoral) e Apoio a Eventos no Exterior (AEX).
Bolsas para pesquisas:
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma instituição que fomenta e investem em pesquisas e possui diversos programas e projetos para bolsa de pesquisas no Brasil e no Exterior, para alunos no ensino médio, graduação, pós-graduação e também para pesquisadores.
Outrossim, o CNPq oferece bolsas para empresas de pequeno e médio porte investirem em formações pessoais e complementarem projetos de pesquisas. Existem vários projetos criados pela CNPq, como iniciações científicas, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior Sênior em TIC’s (DES) e Estágio Sênior (ESN). O ideal é acessar o site do CNPq para ter mais informações a respeito desses processos.