Brasil Sorridente 2023: como funciona e como se inscrever?

- Faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal
- Oferece serviços odontológicos gratuitos no SUS
- Conta com laboratórios regionais de prótese dentária
- Disponibiliza atendimento à emergências odontológicas
- Favorece a melhoria da qualidade de vida e da autoestima dos beneficiários
Criado em 2004, o Brasil Sorridente é um programa do Governo Federal que visa fornecer tratamento odontológico gratuito, com o objetivo de melhorar a saúde bucal da população brasileira.
Como funciona o programa?
O programa está disponível para toda a população brasileira e é oferecido em diversos espaços ligados ao SUS como Postos de Saúde, Hospitais, Unidades de Saúde da Família, Centros de Especialidades Odontológicas e Unidades Odontológicas Móveis.
Ainda que a maioria dos atendimentos do programa Brasil Sorridente seja devido a emergências odontológicas, também são realizadas ações de prevenção e disponibilização de prótese dentária.
Ao contrário do que muitos pensam, o programa disponibilizado pelo SUS não é exclusivo para as famílias de baixa renda, pois a saúde, inclusive a bucal, é um direito de todo cidadão brasileiro.
Mas embora seja direito de todo cidadão participar do Brasil Sorridente, devido à falta de infraestrutura ou de profissionais qualificados, o programa não está disponível em todos os municípios brasileiros.
Como se inscrever?
Então, para participar do programa, é preciso primeiro, saber se ele está disponível para o seu município. Para isso, compareça a uma Unidade Básica de Saúde mais próxima à sua residência e consulte a disponibilidade do Brasil Sorridente.
Se o programa estiver ativo, basta apresentar o seu cartão do SUS, acompanhado de um documento de identificação com foto e solicitar o agendamento de uma consulta com o dentista.
Geralmente, a primeira consulta com o especialista é para que seja feita uma avaliação inicial e o encaminhamento para o tratamento odontológico necessário, que pode ser desde o mais simples, como limpeza, até os mais complexos, como cirurgia, por exemplo.
Conhecer os nossos direitos de cidadãos amplia as nossas possibilidades!