Auxílio Gás em 2024: como irá funcionar?
Destinado às famílias de baixa renda
Gerido pelo Ministério da Cidadania do Governo Federal
Tem a Caixa Econômica como banco responsável por realizar o pagamento
O valor do auxílio corresponde à 50% da média do preço nacional do gás de cozinha
Seleciona os beneficiários por meio do Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo
É pago, a cada dois meses, conforme calendário de pagamento do programa Auxílio Brasil
O Auxílio Gás dos Brasileiros é o nome dado ao programa do Governo Federal, gerido pelo Ministério da Cidadania, que oferece o auxílio à compra de gás de cozinha às famílias de baixa renda.
A Caixa Econômica é o banco responsável por realizar o pagamento do benefício a essas famílias e é também, responsável pelos canais de atendimento para sanar dúvidas relacionadas ao saque do auxílio.
Têm preferência para receber o benefício, famílias com mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas de urgência. Contudo, para ser elegível ao programa é necessário seguir alguns critérios.
Um dos critérios é ser inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e possuir renda familiar mensal de até meio salário-mínimo por pessoa, inclusive as que recebem benefícios de programas sociais do governo.
Também podem receber o auxílio as famílias que tenham alguma pessoa que mora na mesma casa e que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da assistência social, inscritas ou não, no Cadastro Único.
Para quem é inscrito no CadÚnico, o pagamento do auxílio é feito ao responsável familiar, preferencialmente à mulher, que deve ser a titular no cadastro familiar. Para quem recebe o BPC, o pagamento será feito ao titular do benefício ou ao seu representante legal.
O beneficiário poderá receber o Auxílio Gás por meio do crédito em Conta Poupança Social Digital, Conta Poupança Caixa Fácil ou pela Plataforma Social, sendo possível o saque com o cartão social.