Shopping valoriza o bairro ao seu redor em 46%
A construção de um shopping valoriza o bairro ao seu redor, segundo pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
De acordo com os números levantados entre 2007 e 2011, a valorização dos imóveis próximos a novos centros comerciais foi 46% maior que o restante da cidade.
A pesquisa foi realizada pela empresa Grupo de Estudos Urbanos, que é especializada nesse setor, tendo sido levantados dados de 20 municípios com população entre 90 mil e 1 milhão de habitantes.
Shopping valoriza imóveis em bairros próximos
Cerca de 94 shoppings foram inaugurados no país, nos últimos cinco anos, sendo que 31 deles foram os primeiros em suas cidades. São Paulo é o Estado com o maior número de shoppings em operação: 155. Dentre os Estados brasileiros, apenas Roraima não possui nenhum shopping center.
Entretanto, especialistas afirmam que essa valorização dos bairros próximos é relativa, devendo ser levados em conta outros fatores, como a localização do empreendimento e a forma como o trânsito é manejado nos arredores.
O que pode acontecer, por exemplo, é que o aumento do tráfego de veículos e pessoas torne o bairro menos desejado para moradia, já que muitas pessoas não gostam dessa movimentação constante perto de suas residências.
Por outro lado, o mesmo fator que torna o bairro menos desejável para moradia, torna-o extremamente bem quisto para o comércio, o que acaba valorizando os imóveis desse bairro próximo ao shopping.
Fonte: Folha de SP
Imagem: FreeDigitalPhotos.net