Programa Minha Casa Minha Vida: Como funciona, inscrição etc.
O Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, já é muito conhecido pelos brasileiros. Entretanto, ainda há quem tenha dúvidas, principalmente sobre como funciona o programa e quando é possível se inscrever.
Se você é uma dessas pessoas, conheça agora um pouco mais sobre esse programa do Governo Federal.
Programa Minha Casa Minha Vida
O programa habitacional Minha Casa Minha Vida subsidia a compra da casa própria para as famílias com renda mensal de até 5 mil reais. Para isso, o Governo Federal oferece um montante que deve ser usado em linhas de financiamento por essas famílias.
Mas nem todo mundo que se cadastra no Minha Casa Minha Vida consegue ter o financiamento total do imóvel, por isso o programa oferece quatro maneiras de ajudar essas famílias a conquistarem a tão sonhada casa própria.
Ou seja, o programa do Governo pode:
- Pagar uma parte do imóvel;
- Realizar a ajuda de subsídio, no qual ele paga uma parte do financiamento;
- Oferecer taxas de juros menores as do mercado e com isso se paga menos nas parcelas;
- Ou reduzir o preço do seguro cobrado em todo o financiamento.
Benefícios do Programa Minha Casa Minha Vida
Para famílias nas quais a renda mensal da casa é de até 1.600 reais, o governo pode subsidiar até 96% do valor do imóvel, desde que a família more em uma cidade com até 50 mil habitantes. Nesses casos, o valor das parcelas poderá ser pago em até 10 anos e seus valores mensais não passarão de 5% da renda familiar.
Por outro lado, para quem tem renda entre 1.600 e 5.000 mil reais mensais, existem dois tipos de benefícios. Com renda de até 3.725 reais, o governo ajuda a pagar a entrada de até 25 mil reais e, além disso, ainda é possível ter descontos no seguro ou redução nas taxas de juros.
Já para quem ganha acima de 3.725 reais, o governo oferece ajuda financeira para a entrada, além de descontos no seguro e taxa de juros menor.
Para quem ganha até 1.600 reais, é preciso ir até a prefeitura da cidade e se cadastrar. Já para a renda de até 5 mil, basta ir a uma agência da Caixa Econômica Federal e simular o financiamento para saber mais detalhes dos valores dos imóveis para a cidade que deseja.
Se você deseja saber mais sobre isso, acesse o site do Programa Minha Casa Minha Vida.