Qual o melhor momento para comprar um imóvel?

Para saber qual o melhor momento para comprar um imóvel, primeiro devemos analisar a intenção do comprador: se o imóvel é para uso pessoal ou apenas uma forma de investimento.
O aumento da renda – que trouxe uma melhoria na condição econômica da população, somado à facilidade de financiamento, ocasionou uma procura maior pela casa própria, seja para sair do aluguel ou para mudar para um imóvel melhor.
Com isso, temos compradores que estão adquirindo o seu primeiro imóvel, para fugir do aluguel, enquanto outros estão comprando imóveis maiores, melhores, ou até mesmo o seu segundo ou terceiro imóvel.
Qual o melhor momento para comprar um imóvel?

Melhor momento para comprar um imóvel
Comprar imóvel para uso próprio
Para aqueles que procuram um imóvel para uso próprio, o melhor momento para comprar é aquele em que existe uma capacidade de pagamento e uma poupança.
Ou seja, é preciso que haja uma poupança com pelo menos 20% ou 30% do valor total do imóvel, para servir como entrada, e que as prestações do financiamento não ultrapassem 30% da renda familiar (o ideal é no máximo 25%). Por isso, para a compra do imóvel é necessário que haja o comprometimento de todos os membros da família.
Comprar imóvel como forma de investimento
Por outro lado, quando a intenção é investir em um imóvel, para se ter uma renda com a locação, por exemplo, o momento ideal para a compra varia conforme a expectativa e necessidade da família.
Essa, infelizmente, é uma decisão de caráter extremamente pessoal, como toda e qualquer outra forma de investimento. Assim, é indispensável que você esteja muito bem informado e/ou assessorado por alguém que entenda muito bem sobre o assunto.
O imóvel não tem a mesma liquidez do mercado financeiro. Por isso, sua valorização não é linear. O valor dos imóveis, em geral, é formado com base no custo de produção e conforme a lei da oferta e da procura.
Bolha Imobiliária?
Apesar de sua alta valorização, nos últimos anos, e de especulações sobre uma possível “bolha imobiliária”, o imóvel continuará sendo sempre uma boa opção de investimento e de reserva patrimonial.
Só analise bem o melhor momento para comprar um imóvel, de acordo com a sua situação, para não ter prejuízos mais à frente.
Fonte: Cruzeiro do Sul
Imagem: Free Digital Photos