Golpe do pix: saiba como se prevenir
O pix é uma funcionalidade criada pelo Banco Central em 2020, com o objetivo de facilitar as transações financeiras, oferecendo mais tecnologia e conforto aos brasileiros através de um serviço gratuito e disponível 24 horas por dia, ininterruptamente.
Desde sua criação até o final de 2022, foram registradas 26 bilhões de transações feitas através do pix, movimentando cerca de R$12,9 trilhões. Essa popularidade esclarece o motivo de tantos casos de golpes utilizando o pix.
Pensando em alertar o maior número possível de pessoas, iremos mostrar tudo que você precisa saber para não se tornar uma vítima de fraudes. Confira a seguir!
Como funciona o golpe do Pix?
Os criminosos utilizam algumas estratégias para conseguir fraudar uma compra ou pagamento, veja a seguir algumas mais comuns:
Clonagem no Whatsapp: provavelmente, você conhece alguém que já tenha tido o Whatsapp clonado, pois é uma estratégia muito utilizada pelos criminosos. Eles clonam o Whatsapp de pessoas e, se passando por elas, passam a solicitar dinheiro via pix para todos os contatos da vítima;
Perfil falso em redes sociais: quando não clonam ou hackeiam os perfis nas redes sociais de algumas pessoas, os criminosos podem criar perfis fakes se passando por uma pessoa próxima a vítima e pedirem dinheiro emprestado por meio do Pix. Dessa forma, muitas pessoas acreditam realmente estar conversando com amigos ou parentes e acabam realizando o pagamento;
Pagamento de “taxas” para empréstimo: esse meio também é muito utilizado e muitas pessoas acabam sendo enganadas. Os criminosos se passam por instituições financeiras alegando liberar empréstimos para as vítimas, mas esse empréstimo seria liberado apenas após o pagamento de “taxas” por meio do Pix.
Como evitar se tornar uma vítima do golpe do Pix?
Depois de saber algumas das estratégias usadas para fraudar o Pix, é essencial saber como se prevenir. Confira a seguir:
Não realize nenhuma transferência antes de entrar em contato com a pessoa através de uma ligação e ter certeza que não é um golpe, pois é possível que o Whatsapp esteja clonado;
Desconfie de perfis que entram em contato solicitando transferências via Pix, alegando terem criado um novo perfil ou um novo número. Os golpistas podem estar se passando por algum amigo ou parente. Antes de realizar qualquer transferência, verifique se realmente é verídico;
Esteja atento quando aparecer mensagens de supostas empresas financeiras oferecendo empréstimos com juros baixos e para negativados, bancos reais não entram em contato por meio do Whatsapp;
Não deposite nenhum valor no momento da solicitação de um empréstimo. Bancos e instituições sérias não solicitam o pagamento de taxas antecipadas para a liberação do empréstimo. Entre em contato diretamente com a instituição e se certifique que há realmente um empréstimo disponível.
Caí no golpe do Pix e agora, o que fazer?
Existe a possibilidade de você já ter se tornado uma vítima ou conhecer alguém, que infelizmente, caiu em um golpe. Por isso, iremos passar algumas instruções sobre o que fazer.
Imediatamente, realize um boletim de ocorrência. Nesse momento é necessário fornecer aos policiais o máximo de informações que você tiver a respeito do golpista, como conversas, comprovante de transações, chave pix, nome da pessoa e etc.
Outra medida de segurança que pode ser utilizada é o Mecanismo Especial de Devolução, onde é apresentado o boletim de ocorrência para o banco utilizado pelo golpista e solicitado o bloqueio de recursos da operação onde houve a fraude.