Cadastro único: Para que serve? Como se inscrever?
Em função de muitos programas e benefícios proporcionados pelo governo desde 2001 com o objetivo de amparar necessitados e sanar a pobreza extrema no país, se fez necessário a formulação de muitos cadastros para executar o direcionamento desses benefícios e, por esse motivo, foi criado o Cadastro único, para contribuir e facilitar o atendimento ao público-alvo e assistir de forma eficiente e dinâmica os necessitados.
Para que serve?
O Cadastro único é uma base de dados coordenada pelo Ministério da Cidadania que identifica e caracteriza as famílias brasileiras que se encontram em situação de pobreza extrema. Além disso, promove acesso e direcionamento – com base nos dados cadastrais – aos programas fornecidos pelo governo, como por exemplo o Auxílio Brasil, BPC, Programa Morar Bem, Programa Identidade Jovem, Programa Bolsa Alfa e entre outros.
Tem direito ao Cadastro único e pode fazer as famílias que:
- Tem renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa.
- Possui renda mensal total de até três salários-mínimos.
- Tem renda maior que três salários-mínimos, desde que o cadastro esteja vinculado àinclusão em programas sociais nas três esferas do governo.
- Ou até mesmo pessoas que moram sozinhas ou pessoas que vivem em situação de rua.
Como se inscrever?
A inscrição é feita por meio de atendimento no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do seu município, por meio do aplicativo do Cadastro único (o Meu CadÚnico , gratuito e acessível para Android e IOS) e também pelas visitas domiciliares realizadas pelos municípios para colhimento de dados para cadastramento das famílias com renda baixa.
Na realização do cadastro, é necessário documentos de identificação de todo o grupo familiar (como CPF, RG, carteira de trabalho, título de eleitor, certidão de nascimento e certidão de casamento) e comprovante de endereço.
Para obter informações e consultar cadastramento do Cadastro Único, basta acessar o site do Cadastro único, preencher o formulário e emitir ou pelo App Meu CadÚnico ou também optar por ligar para o número 121 ou 0800 707 2003 e selecionar a opção 5 (a ligação é gratuita e os horários de atendimento são de segunda a sexta de 7 às 19 horas e nos finais de semana o funcionamento é das 10 às 16 horas).