Aplicativo Celular Seguro: nova arma contra roubos e furtos
Aqueles que já vivenciaram o roubo de seu celular compreendem a angústia envolvida. A sensação de ter um criminoso vasculhando todos os dados, e-mails, contas bancárias, entre outros, gera um profundo temor e insegurança. O prejuízo não se limita apenas ao valor do aparelho, podendo ser incalculável, incluindo possíveis chantagens, uso indevido do cartão de crédito e acesso a todo o seu patrimônio financeiro. Essa situação pode resultar em danos financeiros irreparáveis.
Por isso, o Governo Federal, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, apresentou o inovador aplicativo “Celular Seguro”. Essa ferramenta promete transformar o dispositivo roubado totalmente inútil para os criminosos. Saiba neste conteúdo como funciona esta ferramenta e como você pode proteger o seu celular.
Disponível para todos
A boa notícia é que o aplicativo Celular Seguro está disponível para todos os cidadãos, seja através dos sistemas Android, iPhone e até mesmo para os navegadores Google Chrome e Microsoft Edge. Isso significa que todos podem se beneficiar dessa ferramenta inovadora para proteger seus dispositivos. Basta acessar e cadastrar o seu dispositivo.
Não esqueça que para cadastrar um celular no aplicativo Celular Seguro é necessário que ele esteja vinculado ao seu CPF.
Como instalar o aplicativo no seu celular?
Para instalar o aplicativo e proteger o seu celular é muito simples, basta seguir o passo a passo abaixo:
1. Fazer o download do aplicativo nas lojas virtuais correspondentes: Google Play Store para Android e App Store para iPhone
2. Fazer o login com a sua conta Gov.br
3. Aceitar os Termos de Uso do aplicativo
4. Adicionar uma pessoa/contato de confiança
5. Cadastrar o seu celular
Você pode estar se perguntando: o que é uma pessoa/contato de confiança? A resposta é simples, é uma pessoa próxima a você, de sua extrema confiança, que estará autorizada a comunicar o furto, o roubo ou extravio do seu dispositivo móvel. Ou seja, ela poderá comunicar em seu lugar o furto ou o roubo do seu celular para realização do bloqueio.
Utilizando o celular seguro no computador ou navegador
Se você não quiser baixar o aplicativo e preferir usar o Celular Seguro diretamente do seu computador e/ou no navegador, saiba que é possível. Basta seguir estes passos:
1. Acesse o site oficial do Celular Seguro e clique em “Login com gov.br”
2. Insira seu login e senha, seguindo as orientações do gov.br.
3. Cadastre seus telefones, pessoas de confiança e ocorrências.
Saiba como funciona o Celular Seguro
Se você for vítima de um roubo, basta acionar o sistema por meio de um computador ou solicitar que o seu contato de confiança registre a ocorrência no aplicativo. Após, a ocorrência é encaminhada automaticamente para as instituições e operadoras parceiras do Ministério da Justiça e Segurança Pública, bloqueando qualquer acesso não autorizado à bancos. Simples, rápido e eficaz.
Mais uma vez a tecnologia é empregada em prol da nossa segurança. Contudo, é crucial ressaltar a importância de sempre registrar um boletim de ocorrência junto à Polícia, visto que este aplicativo não substitui a atuação das autoridades policiais.