Como solicitar a Antecipação do FGTS
Segundo lote de antecipação do fgts será realizado no dia 30 de junho e contemplará cerca de cinco milhões de contribuintes.
Nesta sexta-feira, dia 30 de junho, a Receita Federal irá abrir a consulta do segundo lote do FGTS que somam cerca de 7,5 bilhões em pagamentos para mais de 5 milhões de contribuintes.
Os pagamentos de restituições de Imposto do Renda serão realizados em cinco lotes, sendo o segundo lote o que irá realizar pagamentos de restituições residuais anteriores. Desse modo, tais restituições vão ser contempladas aos contribuintes em ordem de prioridade de recebimento.
Contribuintes por prioridade de recebimento:
Veja abaixo o total de contribuintes prioritários:
• 130.088 contribuintes idosos acima de 80 anos;
• 978.397 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
• 70.589 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
• 468.889 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
• 3.490.513 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
Como fazer a consulta da antecipação do fgts?
Para realizar a consulta, é necessário entrar na página da Receita Federal e procurar por “Meu Imposto de Renda” e logo após clicar em “Consultar Restituição” para solicitar a busca para a consulta. Além disso, a Receita Federal disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones para consultar informações sobre a liberação das restituições.
Ademais, ao consultar a restituição, o contribuinte poderá analisar se há pendências na declaração que impossibilite o pagamento da antecipação do IR. Para analisar tais pendências é preciso acessar o extrato do Imposto de Renda no site da Receita Federal no eCAC (Centro Virtual de Atendimento).
Visto isso, caso seja necessário o acesso ao extrato Do Imposto de Renda basta o código de acesso gerado no site, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada. Caso tal declaração esteja inconsistente, deverá ser corrigida pelo contribuinte para serem finalmente liberadas.
Caso a declaração esteja correta sendo configurada como inconsistente, carecerá de uma comprovação pelo cidadão afirmando e certificando a declaração correta. É importante ressaltar que o prazo de entregas das declarações terminou em 31 de maio.
Como é feito o pagamento?
A Receita Federal afirma que o pagamento é realizado na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda ou por meio de indicação de chave PIX. Entretanto, pode haver a existência de contas que foram informadas estarem desativadas e, caso isso aconteça e o valor creditado não for concretizado, estará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil, podendo ser adquirido no reagendamento do Portal BB, plataforma disponível do Banco do Brasil para acesso, ou então ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefone.
Casos de esquecimento ou não resgate do valor da restituição no prazo de um ano:
Caso o contribuinte não efetivar o resgate do valor da restituição por um período de um ano, precisará fazer o requerimento do pagamento pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, buscando as opções “Declarações e Demonstrativos” e posteriormente “Meu Imposto de Renda”. Logo em sequência o contribuinte deve clicar na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.